A GINGA
A ginga é a parte mais importante no desenvolvimento do jogo da capoeira.Mestre Bimba dizia: "Gingar Sempre" e constava no regulamento da sua academia.Ele próprio pegava pelas mãos dos alunos na primeira aula, ensinando- os á gingar.Neste primeiro contato físico com aquele homem recebíam uma enorme carga de energia que permanecia para sempre.
A ginga praticada naquela época quebrava a inércia do jogador, soltavam-lhes as pernas,os braços,o corpo e a mente. A ginga quanto mais malemolente, balançada, mais ritmica: tornava mais apto o jogador ou a jogadora á enganar o adversário, para fazê-lo ficar em alerta, para se esquivar, marcar a ginga ou os golpes do oponente;os braços soltos se movimentando da cabeça para baixo protegiam o corpo e o rosto,fazendo com que o jogador canse menos, tendo uma visão mais periférica, portanto com o cerébro mais oxigenado seus golpes eram mais rápidos e tanto na defesa quanto no ataque estavam sempre levando á melhor.
A dança da ginga mostrava toda a beleza da expressão corporal e a alegria de estarmos jogando a capoeira,a matreirice da ginga escondia a malicia, as intenções (ás más intenções) do malandro, era tapeadora, falsa e linda para confundir o outro malandro. Cada aluno tem seu próprio estilo , nem todos são iguais, e isso traz a beleza renovada nas rodas, nas aulas e nos jogos. A capoeira flui naturalmente tanto na banguela ou no são bento grande da regional.